Relatório de gestão DCOM 2021

01/06/2022 12:51

O Departamento de Compras (DCOM) possui como principal atribuição promover a aquisição dos materiais utilizados pelas unidades administrativas e de ensino de todos os campi da UFSC, com exceção do Hospital Universitário. Para executá-la, o Departamento planeja e conduz os processos de compra de materiais permanentes e de consumo das unidades, sendo responsável pela fase interna das licitações, também chamada de fase de preparação e que compreende, basicamente, as etapas prévias à emissão dos editais de licitação pelo Sistema de Registro de Preços (SRP) ou de fornecimento imediato, tais como, instrução do processo, conferência da documentação pertinente a cada modalidade licitatória e emissão do Termo de Referência.

O Departamento conduz e executa, ainda, os processos de aquisição envolvendo dispensa ou inexigibilidade de licitação em todas as suas etapas, desde sua abertura à emissão da solicitação de nota de empenho, com exceção do parecer jurídico e da ratificação do parecer (quando exigidos).

O relatório de gestão  apresenta, por meio de números e informações pertinentes, um resumo do trabalho realizado pelo Departamento de Compras (DCOM) da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2021.

A seguir apresentamos a tabela com o comparativo dos indicadores do DCOM em 2020 e 2021 e alguns resultados obtidos pelos setores do Departamento, mas recomendamos a leitura da íntegra do documento, o que pode ser realizado clicando aqui.

A Coordenadoria Geral do Almoxarifado Central (CAC) possui como principal indicador o número de requisições de entrega de material atendidas. No ano de 2021, atendeu a 191 requisições.

Já a Coordenadoria de Análise e Planejamento de Compras (CAPL) possui como principais indicadores os números de processos de compra nacional tramitados e de itens neles analisados. Em 2021, a CAPL recebeu e analisou 196 processos de compras e encaminhou 5.070 itens para licitação. No indicador de número de processos de compra nacional tramitados estão incluídas também as compras por dispensas e inexigibilidades de licitação.

A Coordenadoria de Acompanhamento e Execução de Compras (CAEX), por sua vez, em 2021 emitiu 86 Termos de Referência de processos licitatórios encaminhados pela CAPL, processou 1.160 pedidos de autorização de fornecimento (AF) e tramitou 17 processos de adesão da UFSC a atas de registro de preços de outros órgãos federais.

No mesmo período, a Coordenadoria de Importação e Exportação (CIE) analisou e conduziu 34 processos de importação ou exportação e 20 processos de pagamento de taxas ao exterior. A CIE também gerencia e fiscaliza o contrato necessário para a logística dos processos (despachante aduaneiro, frete internacional e armazenagem).

Conjuntamente, CAPL, CAEX e CIE realizaram a emissão de 2.231 solicitações de nota de empenho, registradas pelo Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), totalizando o montante de R$ 12.562.602,02.

Por fim, ao longo de 2021 o Setor de Apoio Administrativo (SAA) elaborou, encaminhou, gerenciou prazos de assinatura e tramitou 656 Atas de Registro de Preços (ARP) junto a fornecedores, encaminhou 222 processos (administrativos contra fornecedores, ou de alterações contratuais, como cancelamento de ARP, realinhamento de preços e troca de modelo/marca de itens) e emitiu 424 documentos (atas de reunião, atestados de capacidade técnica  e ofícios).

O Gráfico 5 do relatório ilustra a efetividade do conjunto de ações realizadas com o objetivo de otimizar os processos de compras de material da UFSC a partir da gestão de processos e da consolidação das demandas das diversas Unidades da Universidade, institucionalizando as compras da Instituição a partir de 2016 por meio de ações que mantiveram  seu curso de melhora desde o início de suas implementações, totalizando até o final de 2021 uma economia de mais de 35 milhões de Reais.

Tags: 2021DCOMRelatório de gestãoResultadosUFSC