Resumo do trabalho realizado – DCOM 2018

20/02/2019 14:22

O Departamento de Compras (DCOM), setor responsável pelo planejamento e condução dos processos de compras de materiais permanentes e de consumo para toda as Unidades e todos os campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no que diz respeito à fase interna da licitação, bem como pela condução e execução de todos os processos de aquisição por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação, dentre outras atribuições, divulga seus principais indicadores relativos ao ano de 2018.

A Coordenadoria Geral do Almoxarifado Central (CAC) possui como principal indicador o número de requisições de material atendidas. No ano de 2018, a CAC atendeu a 1263 requisições.

A Coordenadoria de Análise e Planejamento de Compras (CAPL) possui como principal indicador o número de pedidos de compra recebidos das Unidades e seus respectivos processos. Nesse montante estão incluídos também os pedidos de dispensas e inexigibilidades de licitação. Em 2018, a CAPL recebeu e analisou 869 pedidos, que geraram 482 processos de compras para a licitação de 8157 itens.

Em relação a esses números, cabe ressaltar que a partir de controles internos próprios, criados especificamente para essa finalidade, a CAPL aprimorou o trabalho de consolidação de pedidos para licitação, iniciado em 2017. A partir dessa sistemática, aprimorada e aplicada ao longo de todas as Etapas do Calendário de Compras, no ano de 2018 foi possível agrupar 620 itens comuns a pedidos de Unidades requerentes distintas em 43 processos de compras, o que resultou em 387 processos licitatórios a menos.

A Coordenadoria de Acompanhamento e Execução de Compras (CAEX) realizou a emissão dos Termos de Referência dos processos licitatórios encaminhados pela CAPL, além de tramitar 65 processos de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos federais.

A Coordenadoria de Importação e Exportação (CIE), por sua vez, ficou responsável por analisar e conduzir 47 processos de importação ou exportação, além de 17 processos de pagamento de taxas ao exterior. A CIE também gerencia e fiscaliza os contratos de despachante aduaneiro, frete internacional e armazenagem.

Conjuntamente, CAPL, CAEX e CIE realizaram a emissão de 2957 solicitações de nota de empenho registradas pelo Departamento de Contabilidade e Finanças, totalizando um valor de R$ 15.772.920,95.

Por fim, o Setor de Apoio Administrativo realizou a emissão de 1418 Atas de Registro de Preços (ARP) junto aos fornecedores, encaminhou 125 processos (administrativos contra fornecedores, de cancelamento de ARP, de realinhamento de preços, de troca de marca e de prorrogação de prazo de entrega) e emitiu 502 documentos (atas de reunião, atestados de capacidade técnica, memorandos e ofícios).

Por meio da tabela a seguir é possível visualizar com maior clareza a evolução dos indicadores apresentados:

Dentre os destaques está a economia de cerca de R$ 6.579.000,00 para a UFSC em custas processuais, resultado do aperfeiçoamento do trabalho de consolidação de itens de materiais semelhantes em processos únicos e, especialmente, o agrupamento de pedidos em um menor número de processos. Há ainda uma previsão de mais economia para este ano, em cerca de R$ 2.200.000,00, devido à nova metodologia de envio dos pedidos de licitação pelas Unidades, que está sendo implantada no Calendário de Compras de 2019.

Além disso, o DCOM revisou e passou a adotar, de forma inédita na Universidade, o seu Manual de Compras em formato digital (wiki), revisou suas competências por meio de uma Portaria Normativa, realizou mais edições do curso de compras – incluindo uma versão webconferência, dentre diversas outras ações.

O DCOM agradece a todas as Unidades pelo comprometimento na instrução dos processos enviados a este Departamento e no cumprimento dos prazos, e salienta a importância do planejamento interno das suas compras, tendo como principal ferramenta o Calendário de Compras 2018, divulgado no final do mês de dezembro de 2017, e disponível para consulta aqui no site do DCOM. Ressalta também o compromisso do Departamento em melhorar seus procedimentos, buscando maior celeridade e a melhoria do nível de qualidade do trabalho realizado.

O relatório completo está disponível clicando aqui.