Principais indicadores – DCOM/2016

16/02/2017 16:36

O Departamento de Compras (DCOM), setor responsável pelo planejamento e condução dos processos de compras de materiais permanentes e de consumo para toda as Unidades e todos os campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no que diz respeito à fase interna da licitação, bem como pela condução e execução de todos os processos de aquisição por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação, dentre outras atribuições, divulga seus principais indicadores relativos ao ano de 2016.

A Coordenadoria Geral do Almoxarifado Central (CAC) atendeu a 1.239 requisições de material. A Coordenadoria de Compras de Material de Consumo (CCMC) realizou o encaminhamento de 368 processos, enquanto que a Coordenadoria de Compras de Material Permanente (CCMP) realizou o encaminhamento de 237 processos. A Coordenadoria de Importação e Exportação (CIE), por sua vez, encaminhou 43 processos de importação ou exportação, além de 15 processos de pagamento de taxas ao exterior. Conjuntamente, estas três últimas Coordenadorias realizaram a emissão de 1.769 solicitações de nota de empenho registradas pelo Departamento de Contabilidade e Finanças, totalizando um valor de R$ 12.307.288,27.

Por fim, a Assistência do Departamento realizou a emissão de 602 Atas de Registro de Preços (ARP) junto aos fornecedores, encaminhou 128 processos, entre administrativos contra fornecedores, de cancelamento de ARP, realinhamento de preços, troca de marca e prorrogação de prazo de entrega, além de ter emitido 417 documentos, entre atas de reunião, atestados de capacidade técnica, memorandos e ofícios.

O DCOM agradece a todas as Unidades pelo comprometimento na instrução dos processos enviados a este Departamento e no cumprimento dos prazos, e salienta a importância do planejamento interno das suas compras, tendo como principal ferramenta o Calendário de Compras 2017, divulgado no final do mês de dezembro de 2016, e disponível para consulta no site do DCOM (<http://dcom.proad.ufsc.br>). Ressalta também o compromisso do Departamento em melhorar seus procedimentos, buscando maior celeridade e a melhoria do nível de qualidade do trabalho realizado.